quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sopa de lentilha, trigo sarraceno e espinafre by Nádia Campeotto

Ingredientes
1/2 xícara de chá de lentilha (100g)
1/2 xícara de chá de trigo sarraceno (100g)
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 cenoura picada
1/2 talo de salsão picado
1 ramo de alecrim
1/3 de maço de espinafre (folhas)
1 folha de louro
Sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 litro de água aproximadamente

Modo de Preparo
Refogar a cebola e o alho com o azeite, acrescentar a cenoura e o salsão e refogar por uns minutos. Adicione a lentilha, a água, o louro, o alecrim e o sal, cozinhe por 10 minutos, adicione o trigo sarraceno e cozinhe por mais 15 minutos ou até aquele a lentilha e o trigo sarraceno fiquem macios. Adicione o espinafre quando estiver faltando 5 minutos de cozimento. Sirva com um fio de azeite extravirgem.





quarta-feira, 30 de julho de 2014

Para quem tem dúvidas sobre as frutinhas congeladas

Um estudo publicado em Agosto de 2002 pela revista J Argric Food Chem., comprovou que framboesas frescas e congeladas possuem conteúdo similar de fitoquímicos e compostos fenólicos, ou seja, atividade antioxidante similar! Não é o máximo?! Não tem desculpa! 









segunda-feira, 28 de julho de 2014

Coma o ovo inteiro, sempre!



Humm! Além de sabor incrível, fácil preparo e amplamente utilizado na culinária, o Ovo é rico em proteínas de alta qualidade e em muitos nutrientes. A gema é rica em colina, nutriente do cérebro e com grande deficiência na população. Além disso, possui antioxidantes como a luteína e a zeaxantina que reduzem risco de doenças oculares. Seu consumo aumenta saciedade e auxilia na perda de gordura. Ps: Se o ovo for orgânico ou caipira, a espessura da casca impossibilita que as bactérias a atravessem, podendo ser consumidos com gema mais mole. Dica: preparar na frigideira anti-aderente com manteiga da terra (ghee), azeite ou de óleo de coco! 







quinta-feira, 24 de julho de 2014

Alguém aí pensando em engravidar?

Então procura uma nutri e presta atenção:
Se estiver acima do peso, saiba que o período mínimo ideal para “consertar” isso deve ser de 3 a 5 semanas antes de engravidar – o ideal mesmo seria 6 meses a 1 ano. Se já estiver gravida, atenção redobrada com a alimentação!!
-A desnutrição materna nos dois primeiros trimestres altera o desenvolvimento dos centros de controle fome/saciedade do feto, podendo levar a uma futura obesidade.
-A dieta desequilibrada na proporção ômega3/omega6 – recém nascidos obesos, com gordura no fígado e resistência a insulina.
-Dieta rica em gorduras trans – maior risco de pré-eclâmpsia e alta produção de substancias inflamatórias que poderão ser passadas para o bebe durante a amamentação.
-Dietas ricas em proteínas de formulas infantis após o nascimento – maior risco de obesidade na vida adulta.
-Amamente seu bebe – promova um bom “imprinting metabólico” e reduza o risco de doenças e obesidade na vida adulta.




quarta-feira, 23 de julho de 2014

Conheça nosso serviço de "Personal Cook"


"Personal Cook" faz parte dos nossos serviços domiciliares e tem como objetivo ensinar novas receitas e técnicas de preparo de acordo com a necessidade/solicitação do nosso cliente. A visita inclui 4 horas de treinamento com a pratica de receitas combinadas previamente, organização da despensa/geladeira, dicas de armazenamento e de modo de preparo das refeições de maneira saudável, leve e de acordo com os princípios da gastronomia funcional.
Para os interessados, entrem em contato conosco através dos telefones:
(85) 3081-1870/ 8601-8886 ou pelo e-mail: atendimento@nutriclinicfuncional.com.br












terça-feira, 22 de julho de 2014

E nosso curso de Mini Chef foi assim...




Olhem que crianças lindas fazendo acontecer nosso curso de mini chef. Fizemos receitas saudáveis e gostosas: hambúrguer verde de frango, pão de batata doce, picolé de banana com coco e smoothie de manga com frutas vermelhas. Ver cada rostinho curioso e empolgado em colocar a mão na massa foi bom demais!
Parabéns para essa turminha linda e inteligente que aprendeu, mas também nos ensinou muitas coisas. Foi bom demais!





segunda-feira, 21 de julho de 2014

We LOVE Nuts

Esqueça calorias e pense nos benefícios!! Os nuts são alimentos com alta densidade energética, devido em parte a sua baixa concentração de água. São riquíssimos em nutrientes com muitos benefícios a saúde. Também apresentam baixo teor de gordura saturara e alto em insaturadas. São altamente ricos em fibras dietéticas, principalmente as insolúveis. Estudos tem mostrado que o consumo de pouca quantidade de nuts diariamente esta relacionado com a redução de doenças cardíacas e mortalidade por outras doenças. Outros estudos mostraram que o pequeno consumo de nuts diário diminui colesterol total e LDL. Seu consumo está associado com perda de peso e diminuição da resistência a insulina.




quarta-feira, 16 de julho de 2014

Moqueca de Banana Verde By Nádia Campeotto

Ingredientes
-8 bananas verdes cortadas em rodelas
-1 xícara de leite de coco
-casca de 4 bananas (utilizar as cascas das bananas da biomassa)
-1 xícara de água
-1 cebola picada
-1 colher de azeite de dendê ou óleo de coco
-3 colheres de sopa de biomassa de banana verde
-pimenta dedo de moça cortada em fatias
-coentro ou salsa
-sal a gosto

Modo de Preparo
Em uma panela refogar a cebola com o azeite de dendê e adicionar as bananas e as cascas, misturar tudo e refogar por uns dois minutos. Acrescentar o leite de coco, a água e sal e cozinhar por 15 minutos. Desligar o fogo e acrescentar o coentro (ou salsa) e a pimenta. Servir com arroz integral vermelho.







Queijo de castanha de cajú by Nádia Campeotto

Uma delicia para o café da manhã!

Ingredientes
-1 xícara de castanha de cajú natural
-2 xícaras de água quente

Modo de preparo
Deixe as castanhas de molho em agua de um dia para outro (de 8 a 12 h). Despreze a água do molho e bata as castanhas com as duas xícaras de água quente. Coe com uma peneira e terá o leite vegetal e o resíduo, que será o queijo. Tempere a gosto. Conserve na geladeira por até 3 dias.

Sugestão: azeite extra virgem, sal pink, pimenta do reino, lemon pepper, salsinha, orégano, manjericão...

 















segunda-feira, 14 de julho de 2014

Chá de Cavalinha


Potente diurético, muito utilizado para fins estéticos e emagrecimento. Os estudos mostram que o consumo regular do chá de cavalinha aumenta volume urinário, a excreção de sódio e é poupador de potássio. Por isso, seu consumo regular associado com uma alimentação equilibrada possibilita diminuição de inchaço, garante adequada eliminação de urina e consequentemente de toxinas. Além disso, a cavalinha contém silício, mineral fundamental para a estabilização do colágeno, atuando diretamente na saúde da pele. Não esqueça que nada é milagroso. Procure sempre um Nutricionista Funcional para melhor orientar.




quinta-feira, 10 de julho de 2014

Receitinha de Bolo de côco


Anota aí os ingredientes: 
✔️4 ovos
✔️1 xícara de chá de açúcar mascavo ou açúcar de coco 
✔️2 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem
✔️1/2 xícara de leite de coco natural
✔️1 xícara de farinha de coco orgânica 
✔️1 colheres de chá de fermento em pó 
✔️1 colheres de chá de essência de baunilha orgânica 

Preparo: bata as claras em neve e reserva. Em uma tigela, misture as gemas, o açúcar e o óleo de coco. Acrescente o leite de coco aos poucos e em seguida, a farinha. Por último, acrescente o fermento e as claras em neve. Coloque em uma forma untada com farinha de coco e leve ao forno pre-aquecido. Para finalizar, acrescente o côco ralado. 



quarta-feira, 9 de julho de 2014

Porquê as margarinas são tão vilãs?

Elas nada mais são do que a solidificação de óleos vegetais. O problema é que nesse processo industrial formam-se substâncias prejudiciais a saúde, como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. Não é só o nome que é feio. Eles são precusores de ações mutagênicas e tumorais, são rapidamente absorvidos pelos pulmões e pela pele de animais. Uma vez absorvidos pelas células, os HPAS são metabolicamente ativados e tornam-se reativos! Estudos mostram que consumidores de alimentos defumados, fumantes, indivíduos em contato com ambiente contaminado por HPAS e trabalhadores ocupacionais expostos de forma direta a substância podem apresentar elevadas propensões ao desenvolvimento de tumores e câncer. Ainda tem mais, os agentes flavorizantes (diacetil), além de ultrapassar a barreira hematoencefálica, são resistentes a nossa enzima que inicia o processo de destoxificação, dificultando a eliminação dessa substância tóxica ao nosso organismo! Opte por gorduras do bem! Azeite, óleo de abacate, de linhaça, gergelim, manteiga ghee e muito mais. Da sempre para fazer escolhas mais saudáveis!



quarta-feira, 2 de julho de 2014

Cuide bem da sua Tireóide

Esta cada vez mais frequente nos depararmos com desordens na tireóide, um nódulo aqui, uma tireoidite de hashimoto ali... As vezes tenho a impressão de que as pessoas acham até "normal" - tipo "todo mundo tem", mas não aceito e não me conformo, pois sei muito bem o quanto que a nutrição funcional pode fazer pela saúde dessa glândula "mestra", tanto no sentido da prevenção, quanto na reversão de alguns quadros já instalados. Conheça alguns reguladores nutricionais e trate sua tireóide com o cuidado que ela merece: 
- Evite excesso de alimentos industrializados, açúcar e gordura saturada 
- Consuma alimentos fonte de Zinco (aveia, leguminosas, oleaginosas); de vitamina A (vegetais amarelo-alaranjados e verde-escuro) e de Cobre (leveduras e oleaginosas)
- Atenção para o consumo excessivo de sal e adoçantes com sucralose, bem como de substâncias bociogênicas como os isotiocianatos presentes nas brássicas (repolho, brócolis, couve, couve de bruxelas, rabanete e nabo); Os glicosidios cianogenicos (mandioca, amendoim e batata doce) e as isoflavonas da soja. TODOS podem inibir o mecanismo de concentração e utilização do iodo, nutriente imprescindivel para o bom funcionamento da tireoide. Hipersensibilidade ao glúten, disruptores endócrinos (ex: migrantes de embalagens, como os plásticos - ja fiz post antes)
- Não esqueça também de sempre checar através de exames bioquímicos e sinais/sintomas clínicos,
muitas vezes o corpo fala, basta querermos ouvir. E, claro, procure sempre um nutri para uma orientação individualizada! 



terça-feira, 1 de julho de 2014

Restaurante Juvia


Férias!! Se for pra Miami, uma dica boa de restaurante é o Juvia, em Miami Beach, fica na Lincoln Road. Um lugar super charmoso, com vista lindissima e um cardápio bem variado que se adequa bem a qualquer dieta. Além de saladas lindas e saborosas, tem um atum grelhado com molho escuro com gergelim e salada de tomate e abacate, uma delicia!!! Essa entradinha é servida a todos que chegam ao restaurante, é estranho mas gostoso, um milho assado, bem crocante, fica a dica!