quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dores estomacais

Estresse, má alimentação, uso de álcool, fumo.. Esses fatores podem levar a Dores abdominais, gastrite e úlceras.

Dicas sobre alimentos e dores estomacais:
Leite e derivados - a curto prazo pode até aliviar os sintomas, mas suas proteínas estimulam a secreção gástrica, causando piora dos sintomas. É importante lembrar que ainda tem os casos de sensibilidade, alergia e intolerância a lactose que podem aumentar a inflamação e piorar o quadro.
Cafeína - predispõe a inflamações por H.pylori - deve-se evitar: chocolate, café, refrigerantes e chá mate.
Excesso de sal - o sal é um potente agressor do estômago e pode predispor ao câncer gástrico.
Bebidas alcoólicas - agridem as células estomacais. 
Pimenta do reino - aumenta secreção gástrica.
Cúrcuma e alecrim - tem atividade antiulcerogênica, também possuem essa propriedade as brássicas (couve e repolho) e fitoterápicos como aloe vera e espinheira santa. 

É importante ressaltar que cada organismo é único e a tolerância individual deve ser respeitada. Outro ponto super importante que deve ser destacado é o uso de medicamentos indevidamente. Visar os sintomas sem tratar a causa pode acarretar em consequências sérias. Os medicamentos redutores de acidez (ex. omeprazol) aliviam os sintomas, mas seu uso prolongado ou uso desnecessário resulta em um ciclo vicioso, o qual a deficiência de nutrientes e a baixa acidez estomacal favorecem a colonização por H. Pylori. Para maiores informações, procure sempre um Nutricionista Funcional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário