quarta-feira, 2 de julho de 2014

Cuide bem da sua Tireóide

Esta cada vez mais frequente nos depararmos com desordens na tireóide, um nódulo aqui, uma tireoidite de hashimoto ali... As vezes tenho a impressão de que as pessoas acham até "normal" - tipo "todo mundo tem", mas não aceito e não me conformo, pois sei muito bem o quanto que a nutrição funcional pode fazer pela saúde dessa glândula "mestra", tanto no sentido da prevenção, quanto na reversão de alguns quadros já instalados. Conheça alguns reguladores nutricionais e trate sua tireóide com o cuidado que ela merece: 
- Evite excesso de alimentos industrializados, açúcar e gordura saturada 
- Consuma alimentos fonte de Zinco (aveia, leguminosas, oleaginosas); de vitamina A (vegetais amarelo-alaranjados e verde-escuro) e de Cobre (leveduras e oleaginosas)
- Atenção para o consumo excessivo de sal e adoçantes com sucralose, bem como de substâncias bociogênicas como os isotiocianatos presentes nas brássicas (repolho, brócolis, couve, couve de bruxelas, rabanete e nabo); Os glicosidios cianogenicos (mandioca, amendoim e batata doce) e as isoflavonas da soja. TODOS podem inibir o mecanismo de concentração e utilização do iodo, nutriente imprescindivel para o bom funcionamento da tireoide. Hipersensibilidade ao glúten, disruptores endócrinos (ex: migrantes de embalagens, como os plásticos - ja fiz post antes)
- Não esqueça também de sempre checar através de exames bioquímicos e sinais/sintomas clínicos,
muitas vezes o corpo fala, basta querermos ouvir. E, claro, procure sempre um nutri para uma orientação individualizada! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário