segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Alcance as metas da dieta com a ajuda dos chás


Espantar o frio com uma boa xícara de chá é uma delícia, que fica melhor ainda quando este
chá ajuda na dieta. E, se você está pensando apenas na economia de calorias, segure o queixo: há muitos outros benefícios que as ervas podem oferecer ao seu emagrecimento. As infusões ajudam na digestão, aceleram o metabolismo, combatem o inchaço e até cortam o apetite quando ele perde o limite. Abaixo, você encontra uma série de sugestões que ajudam a vencer os principais obstáculos durante a fase de perda de peso. O especialista ainda conta tudo sobre as propriedades do chá Oolong, uma poderosa receita chinesa que oxida as gorduras e faz o seu metabolismo agir na velocidade de um raio. 

Inchaço 
O problema mascara o resultado de muitas dietas. A calça jeans não fecha, as formas não aparecem definidas e você acha que todo o seu esforço não está valendo a pena. O acúmulo de líquidos no organismo pode ser causado por vários fatores, como excesso de sal na alimentação ou uso de alguns medicamentos, como corticoides e anti-inflamatórios.
O cabelo de milho (Zea mays) é um eficiente diurético, porque ajuda a regular as funções dos rins e da bexiga e combate o, principalmente, o inchaço nas pernas. O ideal é tomar de 2 a 3 xícaras de chá ao dia, em infusão, ou 1 xícara pequena no final do dia. É  também recomendado doses de chás verde e chá preto, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 

Apetite voraz
Erva-doce, carqueja, espinheira-santa, chapéu-de-couro, jurubeba, abacateiro, cavalinha e bugre cortam a fome fora de hora. Mas precisamos levar em conta a qualidade da matéria-prima, o que é determinada principalmente pela forma de cultivo, procedência, processamento e armazenagem. É também recomendado o consumo de chá branco, ele ajuda a desinchar, desintoxicar e acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gordura. A vantagem é que faz tudo isso de maneira mais intensa e com sabor bem suave.

Ansiedade
Várias infusões podem ser utilizadas como calmantes naturais, agindo no sistema nervoso central, baixando a ansiedade (sintoma que costuma desencadear a compulsão à comida). É recomendado camomila (Matricaria chamomile), alecrim (Rosmarinus officinalis), melissa (Melissa officinalis), hortelã (Mentha piperita), capim-limão (Cymbopogon citratus), jasmim (Jasminum officinalis) e anis (Pimpinella anisum). Mas não misture muitas plantas se você não conhece bem as ervas e não sabe quais serão os efeitos em seu organismo.

Digestão
Algumas plantas com ações digestivas podem auxiliar no funcionamento do intestino, assim, de certa forma também acabam contribuindo para manter uma barriga lisinha. Outras ervas contêm substâncias que atuam no fígado, ajudando a quebrar a gordura em moléculas menores. Na lista das plantas conhecidas como digestivas estão o hibisco (Hibiscus sabdariffa), psilium (Plantago psyllium), a cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana), a zedoária (Curcuma zedoaria) e fucus (Fucus vesiculosus).
Além das plantas listadas, outro velho conhecido é o boldo (Peumus boldus Molina) que também é chamado popularmente como boldo-do-chile. Suas folhas são usadas na medicina popular para tratamento de problemas digestivos e hepáticos. Mesmo sendo muito difundido entre a população, alguns estudos toxicológicos sugerem que o chá de boldo deve ser consumido com moderação e cuidado, além de ser proibido na gravidez porque ameaça a saúde do bebê. 

Queima de gordura
O chá branco e o chá verde são excelentes aliados para queima de gordura. Os dois são extraídos da Camellia sinensis, mas em épocas diferentes. Para produzir chá branco, são coletadas as folhas mais jovens, antes de entrarem no processo de oxidação natural. Nessa fase, quando ainda estão cobertas por uma penugem esbranquiçada (daí o nome chá branco), concentram catequinas e polifenóis substâncias altamente antioxidantes e termogênicas (capazes de acelerar o ritmo do metabolismo).

Oolong, o chá que oxida as gorduras
A cafeína é uma das substâncias estimulantes mais consumidas em todo o mundo, sendo encontrada em chás, café, cacau, guaraná, chocolate e nos refrigerantes. Ela pode acelerar o metabolismo, mas somente alguns tipos de chá possuem propriedades que vão além do efeito isolado da cafeína, pois apresentam componentes fenólicos que podem auxiliar no equilíbrio do organismo com ações anti-oxidantes e desintoxicantes, entre outras. No Japão, estudos feitos com chá do tipo oolong, rico em cafeína e catequina-polifenóis, mostraram aumento no gasto metabólico de 24 horas e aumento da oxidação de gorduras.




sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Bolo de cacau sem farinha

Ingredientes
-3 col. (sopa) de azeite de oliva
-5 ovos
-1 xíc. (chá/250 g) de biomassa de banana verde
-½ xíc. (chá) de açúcar demerara ou mascavo (se preferir mais doce, adicione mais 1 colher de sopa)
-3 col. (sopa) de cacau em pó
-4 col. (sopa) de coco ralado

Modo de fazer
No liquidificador, bata o azeite e os ovos por 3 minutos e passe na peneira. Volte a bater essa mistura com a biomassa, o açúcar e o cacau. Coloque em uma fôrma de bolo antiaderente e untada e asse em forno preaquecido a 180°C por 30 minutos.


Rende: 16 fatias 
Calorias por fatia: 160



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A batata que emagrece

Formato de batata-doce, textura de pera e sabor adocicado. Capaz de reduzir a taxa de açúcar no sangue, a batata yacón - um tubérculo originário dos Andes - é também conhecida como batata do diabético. Mas quem está na batalha para perder peso também pode (e deve) incluir esse alimento na dieta, fonte de carboidrato sem glúten, 90% de sua composição são fibras, diminuindo bastante o apetite. Ela é rica em inulina, um tipo de fibra prebiótica que, segundo um estudo da Universidade de Louvain, na Bélgica, desempenha funções positivas no intestino, reduzindo o risco de síndrome metabólica (conjunto de problema que incluem diabetes, alterações cardiovasculares e obesidade).
33 calorias é o valor que a batata yacón oferece em 100g, a inglesa tem 53 e a batata doce 77.


Suco com yacón
Beber um copo de suco feito com a batata yacón antes do almoço e do jantar ajuda a reduzir o índice glicêmico das refeições, resultado: menos gordurinhas estocadas. Experimente esta receita ou crie outras combinações.

Ingredientes
-1 batata yacón pequena (100g) sem casca
-1 kiwi
-Suco de 2 laranjas

Modo de preparo
Retire a casca da yacón apenas na hora de preparar o suco, pois ela escurece rapidamente. Bata com os ingredientes. Coe (se preferir) e beba em seguida.





terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sopa de couve-flor com cardamomo

Ingredientes 
- 1 couve-flor média com talos e flores
- 3 bagos de cardamomo com casca
- 1 litro de água
- 1 col. (sobremesa) de azeite extra virgem
- 2 col. (sopa) de manteiga ghee (ou óleo de coco)
- Sal marinho a gosto
- 6 col. (sopa) de biomassa de banana verde (opcional)

Modo de fazer
Cozinhe a couve-flor com o cardamomo na água. Espere amornar, bata no liquidificador e coe. Volte a bater com o azeite, a manteiga (ou óleo de coco), o sal e a biomassa. Leve ao fogo para aquecer (não deixe ferver).

Rende: 3 porções 
Calorias por porção: 210




segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O que é que a mandioca tem?



Barata, resistente, nutritiva e cheia de carboidratos especiais, ela foi eleita pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) o alimento do século 21. A entidade quer acabar com o status de "comida de pobre" e utilizá-la inclusive para combater a fome. "Infelizmente, a mandioca tem uma riqueza pouco conhecida", diz o engenheiro agrônomo Joselito Motta, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. Fonte de fibras e isenta de glúten — qualidade que a faz não pesar tanto na digestão —, a raiz possui maior quantidade de vitaminas A, B1, B2 e C do que a batata! E para completar, é possível preparar o tubérculo de diversas formas e usá-lo como matéria-prima para sagu, tapioca, polvilho, bolos...




quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Falso pão de queijo


-2 xíc. (café) de polvilho azedo
-2 col. (chá) de sal marinho
-3 xíc. (café) de azeite de oliva
-6 batatas (400 g) cozidas e amassadas
-1/2 xíc. (chá) de água

Modo de fazer
Em uma tigela funda, junte o polvilho e o sal. Adicione o azeite e misture até virar uma farofa. Só então adicione a batata e volte a misturar bem. Despeje a água aos poucos, amassando com as mãos até obter uma massa uniforme. Faça bolinhas, coloque numa assadeira antiaderente e asse em forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos ou até que os pãezinhos fiquem dourados.





quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Combata o mau humor com atividades físicas

Corpo cansado, noites mal dormidas e aquele mau humor que te acompanha o dia inteiro? Tudo isso pode ser efeito do sedentarismo, sabia? Além dos inúmeros benefícios à saúde, praticar alguma atividade física pode trazer mais uma vantagem: o bom humor! Os exercícios físicos dão estímulo cerebral para a liberação de substâncias calmantes, chamadas endorfinas. Elas têm o papel de aliviar a dor e criar uma sensação de bem estar. “Isso explica o bom estado de espírito tão comum em atletas que se exercitam diariamente sem perder o ritmo”, comenta preparadores físicos. As endorfinas também melhoram a memória, aumentam a resistência, a disposição física e mental, bloqueiam lesões nos vasos sanguíneos e tem um poder contra o envelhecimento. 




terça-feira, 17 de setembro de 2013

Potencialize o poder dos alimentos realizando combinações inteligentes nas refeições



Se souber fazer as combinações certas, você pode multiplicar os benefícios dos alimentos que coloca no prato. A seguir, algumas parcerias de sucesso já comprovado para extrair proveito máximo de cada refeição

Laranja + feijão
A fruta é rica em vitamina C, famosa por facilitar a absorção do ferro do feijão, a explicação é simples: esse mineral, essencial para manter o sistema imunológico em dia e transportar o oxigênio pela corrente sanguínea, necessita de um meio ácido para ser absorvido. Outro benefício: como a laranja é também antioxidante, seu consumo evita o processo natural de perda de ferro pelo organismo.
Quantidade recomendada: 1 laranja para cada 5 colheres (sopa) de feijão.

Brócolis + azeite
Os benefícios desse vegetal são muitos, com destaque para a melhora na coagulação do sangue e neutralização dos radicais livres. Os brócolis fazem parte do grupo de alimentos ricos em vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), o que significa que elas dependem da presença de gorduras para ser absorvidas pelo corpo. Por isso, devemos ingerir brócolis na companhia de azeite de oliva extravirgem, óleos vegetais, castanhas ou abacate.
Quantidade recomendada: 1 colher (sopa) de azeite para cada 3 buquês de brócolis. Agrião, abóbora, espinafre, repolho e couve também se beneficiam dessa combinação.

Arroz + feijão
A junção do arroz e do feijão resulta em uma proteína de alto valor biológico, fornecedora de aminoácidos essenciais que não produzimos naturalmente. Ela ajuda na reparação de tecidos e em funções gerais do organismo. O arroz contribui com a digestão e a absorção do ferro presente no feijão - a versão integral, repleta de fibras, é ainda melhor. E a dupla tem baixo índice glicêmico, o que significa que a energia é liberada aos poucos na corrente sanguínea e a sensação de saciedade dura mais tempo.
Quantidade recomendada: 1 colher grande (daquelas próprias para servir) de arroz para cada 1/2 concha de feijão.

Banana + aveia
A fruta, conhecida por prevenir cãibras, deve ser vista com cautela por quem está de dieta, já que é uma opção calórica e rica em carboidrato. A boa notícia é que basta salpicar um pouco de aveia para obter benefícios e sua ingestão valer a pena. O cereal diminui a absorção do carboidrato presente na banana, reduzindo o índice glicêmico. E há outros ganhos com as fibras solúveis adicionadas à fruta: elas auxiliam na manutenção dos níveis saudáveis de colesterol, no bom funcionamento do intestino e na prevenção do câncer de cólon.
Quantidade recomendada: 2 colheres (sopa) rasas de aveia para cada banana.

Alho + salada
Ele é um bom substituto do sal e dos temperos artificiais, que têm altíssimo teor de sódio. Vale, portanto, em vez de comprar molhos prontos para salada, fazer o seu em casa e, sempre que possível, procurar adicionar alho. Além de garantir mais sabor, ele auxilia no controle do colesterol e da pressão arterial. Um benefício extra: tem ação antifúngica e, por isso, ainda pode ajudar a preservar os alimentos mais suscetíveis a contaminações, como é o caso de vegetais crus em geral.
Quantidade recomendada: 1 ou 2 dentes de alho para cada prato de sobremesa de salada.

Salmão + gergelim
Fontes de ômega 3 e ômega 6, respectivamente, o salmão e o gergelim contêm gorduras essenciais para manter o bom funcionamento do cérebro, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e evitar a inflamação do organismo, um dos motivos do sobrepeso. O gergelim também é fonte de vitamina E, poderoso antioxidante, e tem a capacidade de aumentar a absorção dos nutrientes presentes no salmão. Na prática, um alimento potencializa a ação do outro.
Quantidade recomendada: 1 colher (chá) de grãos de gergelim para cada posta do peixe.

Canela + banana
A banana entra em cena novamente; desta vez, por ser rica em triptofano, aminoácido que produz serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Quando consumida com canela, a liberação dessa substância é potencializada, a especiaria ainda diminui os níveis de açúcar no sangue, evitando que o organismo armazene-o em forma de gordura. Também é uma boa pedida no período pré-menstrual, pois reduz a compulsão por doces.
Quantidade recomendada: 1 colher (chá) rasa de canela em pó para cada banana. Uma opção é salpicar a fruta em rodelas com a especiaria e deixar por cerca de um minuto no micro-ondas.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Abacaxi grelhado com creme de iogurte

Ingredientes
-2 rodelas de abacaxi
-2 col. (sopa) de suco de laranja
-1 col. (chá) de adoçante Stevia ou mel ou agave
Creme de iogurte 
-1 pote de iogurte natural desnatado
-1 col. (sopa) de raspas de limão

Modo de fazer
Comece pelo creme de iogurte: coloque o iogurte em um filtro de papel para escorrer o soro. Misture o adoçante e as raspas de limão e leve à geladeira enquanto prepara o abacaxi. Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque as rodelas de abacaxi e regue aos poucos com o suco de laranja. Doure dos dois lados. Corte a rodela em 4 pedaços e sirva ainda quente com 1 colher de sopa do creme de iogurte.

Rende: 2 porções 
Calorias por porção: 78



quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Gordura saturada – O que você deve saber

A gordura saturada está presente em diversos alimentos e muitas pessoas ainda não conhecem os riscos que ela oferece quando consumida além do recomendado. Ao contrário do que muita gente pensa, as gorduras não devem ser totalmente excluídas do cardápio. Elas são nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois participam da formação das células, dos hormônios e do processo de regulação da temperatura corporal. Há gorduras conhecidas como “boas”, como as monoinsaturadas e as poli – insaturadas, cuja ingestão está associada ao menor risco de doenças cardiovasculares. Já o consumo elevado de gorduras “ruins”, como as gorduras trans e a saturada, está associada ao diabetes e ao aumento do LDL (colesterol “ruim”) no sangue, elevando os riscos de doenças do coração, que são as principais causas de morte no Brasil e no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Leite e derivados (como queijo), na versão integral, carne animal gordurosa, polpa de coco e alguns óleos (como dendê) são as principais fontes de gordura saturada e devem ser consumidas sem exageros. Aprenda mais sobre os alimentos que contém gordura saturada e saiba, com a ajuda da sua nutricionista, como proteger sua saúde.




terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pizza Fake

Ingredientes
- 1 dente de alho
- 1 col. de chá Fermento
- 45 gramas de farinha de aveia
- Água (até dar a consistência - o correto e ir colocando aos poucos)
- 200ml de clara de ovo

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e coloque em uma forma e leve ao forno (olhar sempre para ver o tempo correto e não deixar a massa queimar), se preferir também pode colocar em uma frigideira teflon e levar ao fogo baixo;
Depois da massa pronta é só acrescentar o recheio e se deliciar.



segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Mulheres sem cólicas

Um dos efeitos da TPM (tensão pré - menstrual) é o desconforto abdominal, acompanhado de constipação (intestino preso). A boa notícia é que o quadro pode ser aliviado quando você come alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes, verduras e cereais integrais, que melhoram o trânsito intestinal, acompanhados de uma boa ingestão de água e outros líquidos durante todo o dia. Já para melhorar as contrações uterinas, invista nos alimentos fontes de cálcio. Saiba mais com ajuda de um profissional especializado.




sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cookie de chocolate amargo com aveia, nozes e linhaça

Ingredientes:
-1 xícara de chá de aveia em flocos
-1 xícara de chá de açúcar mascavo orgânico
-1 xícara de chá de farinha de arroz
-1 ovo orgânico
-1 tablete de 80g de chocolate amargo (com teor de cacau acima de 50%) ralado ou picado
-2 colheres de sopa de manteiga
-3 colheres de sopa de nozes picada
-2 colheres de sopa de farinha de linhaça orgânica
-1 colher de chá de fermento em pó
-óleo de coco para untar

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes. Coloque na assadeira untada e asse por 30 minutos. Está pronto para consumo.

Propriedades:
Chocolate amargo: modulador do humor, indicado no período menstrual para aumentar o armazenamento de lipídios e assim aumentar a formação de serotonina.

Linhaça: rica em acido alfa-linolico (ALA Omega 3), fibras solúveis e insolúveis com propriedades de efeito antiinflamatório.

Nozes: antioxidante, ajuda na prevenção de DCV, rico em ácidos graxos e Omega 3.

Aveia: uma fibra alimentar que auxilia na redução da absorção de colesterol. Aumenta a síntese de ácidos biliares e efeito protetor contra desenvolvimento do CA de cólon.



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Os riscos de tomar muito energético

Documento recente do Serviço de Administração em Abuso de Substâncias e Saúde Mental, nos Estados Unidos, revela que, entre 2007 e 2011, aumentou em 279% o número de indivíduos acima de 40 anos visitando o pronto-socorro após a ingestão da bebida. E, infelizmente, o consumo excessivo segue a mesma tendência por aqui. 
A cafeína em doses exageradas — o que acontece no caso dos energéticos — oferece muito perigo à nossa saúde. Na boca, o pH baixo da bebida fomenta um desequilíbrio. Assim, o cálcio sai dos dentes, alterando a superfície do esmalte. Também pode haver um endurecimento das artérias, aumentando o risco de derrame ou de ataque cardíaco. Já no estômago, os hormônios liberados após a ingestão da substância favorecem a produção de ácidos responsáveis pela queimação.



terça-feira, 3 de setembro de 2013

Bolo funcional de banana e aveia

Ingredientes:
- 6 bananas nanicas maduras 
- 3 xícaras (chá) de aveia em flocos finos 
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo 
- 1 colher (sopa) de canela em pó (opcional) 
- 1 xícara (chá) de óleo de girassol 
- 1 xícara (chá) de nozes picadas 
- 2 colheres (sopa) de linhaça dourada
- agua mineral 
- 1 colher (sopa) de fermento em pó 

Modo de preparo: 
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Triture a linhaça no liquidificador até virar pó e junte 4 colheres de sopa de água. Deixe descansar por uns 15 minutos. Misture a aveia, o açúcar e a canela em uma vasilha. No liquidificador, coloque o óleo e as bananas picadas, bata até formar um creme. Adicione a mistura de linhaça e bata novamente. Junte as bananas batidas à vasilha com aveia e misture bem. Acrescente as nozes picadas e mexa. Por fim, coloque o fermento e mexa só um pouco para incorpora-lo à massa. Coloque em uma forma redonda pequena untada com óleo de girassol e aveia em flocos finos. Leve ao forno por 40 minutos.




segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Alimentos que aumentam a imunidade


A imunidade baixa faz com que o corpo vire alvo fácil de microorganismos invasores, que podem causar, desde simples resfriados, até doenças mais graves, como a pneumonia. Para fortalecer o sistema imunológico e garantir a boa saúde, alguns alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes não podem ficar de fora da dieta.

Chás verde e branco

Ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico. 

Alho
Fonte de aliina e alicina, substâncias de potente ação antioxidante, previne gripes e atua no combate a infecções e inflamações. 

Shitake
Esse cogumelo possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. 

Óleo de coco
Rico em ácidos láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana.

Gengibre
Além de ser imunoestimulante, prevenindo gripes e resfriados, o gengibre tem ação termogênica, contribuindo para o emagrecimento.

Mel
Tem propriedades bactericida e antisséptica, auxiliando no tratamento de problemas pulmonares e da garganta.

Probióticos
Alimentos como alcocgofra, cebola, alho e banana verde contêm boas quantidades de probióticos, micro-organismos que contribuem para a saúde intestinal.

Suco verde
Fonte de zinco, ferro e vitamina C e antioxidantes, o suco verde faz o intestino funcionar e ajuda a emagrecer.