sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Dicas para não fugir da dieta no Natal

Épocas de confraternização exige muita disciplina e foco nas metas de emagrecimento para 2014. Diante de alimentos supercalóricos, os riscos de compulsão alimentar triplicam no caso de cardápios não programados e estômago vazio antes dos eventos. Para não afundar a dieta e começar o ano com pique total selecionamos algumas dicas para você comemorar o Natal sem culpa.

1. Cuidado com os perigos "refrescantes" no verão. Cervejas, refrigerantes, sucos, caipirinhas, sorvetes e outras bebidas geladas parecem inocentes, mas contêm calorias que podem fazer a diferença na balança. Para matar a sede e hidratar, aposte em duas garrafas de água de 1,5 litro diariamente. Tomar água melhora a circulação, o sistema renal e elimina as toxinas.

2. Fuja de alimentos ou bebidas com açúcar e sal. No verão, retemos muito líquido e as causas vão além da TPM. Oito em cada dez mulheres sofrem com o problema ocasionado pelo excesso de açúcar e sal, falta de exercícios físicos, uso de salto alto, desidratação, problemas renais e hormonais.

3. Além do sal e açúcar, evite também produtos com farelos brancos. Pães, biscoitos, farinha de trigo e massas são carboidratos e, em excesso, geram compulsões alimentares e se tornam gordura no nosso organismo. Dê preferência a alimentos integrais, mas não abuse das quantidades.

4. O ideal é ir previamente alimentado para a ceia. Consumir um iogurte desnatado ou uma fruta antes do jantar ajudará no controle da compulsão alimentar por alimentos calóricos e gordurosos. Caso a estratégia não dê certo, invista em escolhas inteligentes para não afundar a dieta. Opte por alimentos menos prejudiciais à saúde: abuse da salada e coma bem pouquinho os alimentos que prefere, mantendo a disciplina com refrigerantes, vinhos, cervejas, frituras e doces.

5. Durante todo mês de dezembro, abasteça a geladeira com verduras, legumes, frutas e alimentos que possam matar a vontade do doce. Uma alimentação mais saudável nas semanas anteriores permite um docinho na noite de Natal.

6. Além de inibir o apetite, exercícios físicos são a melhor forma de gastar energia e

queimar os quilinhos extras. Mesmo no calor, aposte em atividades moderadas e em horários mais frescos para se exercitar. O suor excessivo faz com que o corpo perca mais água em menos tempo. Então, não esqueça de hidratar o corpo bebendo muita água. Para quem pretende experimentar os docinhos da ceia, invista na malhação e aproveite a festa sem culpa.

7. Apesar da tentação, passe longe dos panetones, eles realmente engordam muito! Prefira alimentos mais saudáveis e nutritivos e que também fazem parte do cenário natalino: ½ xícara de castanhas, passas e frutas como figo, uva, ameixa e damasco.

8. Se os planos são viajar no Natal, encare o passeio como um SPA e relaxe apenas a mente. Nada de abandonar a dieta e os exercícios físicos. Mantendo-se disciplinada e com foco nas metas, você retornará ainda mais feliz do descanso e com pique total para continuar linda no novo ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário