quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Biomassa de banana verde

A banana antes de amadurecer, é considerada um alimento funcional. Para utiliza-la adequadamente, você precisa transformá-la em biomassa – um tipo de purê feito com a fruta imatura. Nesse estágio, ela concentra amido resistente, que age no organismo da mesma maneira que as fibras com ação prebiótica, melhorando o transito intestinal, auxiliando na prevenção de doenças como câncer de intestino.
A biomassa também ajuda a manter a saciedade por mais tempo, reduz o apetite e é rica em vitaminas A, C, complexo B e os minerais cálcio e magnésio.
Você ainda pode usá-la como espessante em algumas receitas. Vai bem em sucos, sopas e como ingrediente para varias receitas sem glúten e sem leite sem alterar o sabor dos alimentos.

É super fácil de fazer em casa, segue a receita:
Lave bem as bananas verdes com casca, preservando os talos para que fiquem bem fechadinhos. Depois, em uma panela de pressão, coloque água até a metade e leve ao fogo. Assim que ferver, adicione as bananas e deixe cozinhar. Quando começar a soltar vapor, abaixe o fogo, aguarde 10 minutos e desligue, mas não abra a panela: deixe a pressão se desfazer naturalmente. Descasque rapidamente (não deixe esfriar, pois endurece) e bata a polpa no liquidificador até formar uma pasta quente. Dura cinco dias na geladeira e três meses no freezer. Utilize no seu dia a dia da forma que desejar, pois como foi dito antes, nao altera o sabor dos alimentos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário