segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Gema X Clara: qual é mais nutritiva?

Na lista de benefícios do ovo, está o efeito protetor do organismo, o baixo teor calórico e a capacidade de melhorar o sistema imunológico. Resta saber qual é a parte mais nutritiva do ovo: a clara ou a gema? 

A gema do ovo é fonte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e hidrossolúveis (complexo B: B1, B2, Niacina, Biotina Ácido fólico, Vitamina B12, ácido pantotênico e colina). Além disso, possui gorduras importantes para fornecer energia, compor membrana celular, auxiliar no transporte de vitaminas lipossolúveis e proporcionar sabor.
A gema do ovo possui importantes minerais como ferro, zinco, cálcio, selênio e magnésio, o ferro é importante para combater a anemia, o zinco é um importante integrante do sistema imunológico, o cálcio tem participação na formação óssea e na contração muscular, o selênio é protetor das células e o magnésio é integrante de reações químicas.
A clara do ovo é uma fonte de proteína albumina, importante para promover crescimento e formação de enzimas. Além disso, ela possui leucina, um aminoácido diminui o espaço para a gordura porque mantém a massa magra. Outro ponto a favor da clara é a sensação de saciedade que ela proporciona por ser rica em proteínas, e isso ajuda no processo de emagrecimento. Um dos contras dessa parte do ovo é que ela aumenta a formação de gases porque possui nutrientes proteicos que contribuem para isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário