segunda-feira, 7 de outubro de 2013

10 superalimentos que ajudam no desenvolvimento infantil

Alguns nutrientes básicos na alimentação infantil ajudam a evitar problemas como atraso no crescimento, dificuldade no ganho de peso, falta de concentração e dificuldade de aprendizado. O ideal é que as crianças sigam uma dieta baseada nesses itens e tenham uma rotina em casa. É preciso que elas tenham os horários bem definidos para todas as atividades: acordar, se alimentar, brincar, estudar, tomar banho e dormir, entre outras. Para preparar a refeição das crianças, segue sugestão de 10 alimentos que não podem faltar.



Carnes
: seja de boi, frango ou peixe, elas possuem alto teor de ferro heme (hemínico ou orgânico), só encontrado nesses alimentos, além do zinco, que previne anemia e ajuda na formação dos sistemas nervoso e circulatório.

Cereais: arroz branco e integral, aveia, massas, batatas e mandioca são fontes ricas de carboidratos complexos, ótimos para dar energia.

Fígado: é rico em ferro heme (hemínico ou orgânico) e vitamina K, importante no processo de coagulação sanguínea.

Feijão: fonte de proteína, fibras e ferro não heme (não hemínico), presente também nos vegetais, no leite e nos ovos.

Frutas: excelentes fontes de vitaminas e fibras. As cítricas são ricas em vitamina C, que auxiliam na imunidade e na absorção do ferro não heme proveniente de alimentos de origem vegetal.

Vegetais amarelos e alaranjados: alimentos como cenoura, abóbora, manga e mamão possuem grande concentração de vitamina A, previnem a cegueira noturna e auxiliam no desenvolvimento celular.

Vegetais verde-escuros: fontes de vitamina A e C, ácido fólico e potássio. O espinafre, o brócolis, a couve e o agrião ajudam na contração muscular e no bom desempenho cerebral.

Hortaliças: nas saladas, as hortaliças cruas fornecem fibras que ajudam no funcionamento intestinal.

Azeite, óleos, manteiga: são energéticos e ricos em vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais.

Água: além de ser importante para a hidratação do corpo, é enriquecida com flúor, essencial para a mineralização de dentes e ossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário