terça-feira, 27 de agosto de 2013

Semente de abóbora: campeã em fibras


Campeã em fibras: essa é só uma razão para não desperdiçar a semente de abóbora. Torrada, crua ou na forma de farinha, ela facilita o trânsito intestinal e previne de pressão alta a doenças oculares.
O uso da semente de abóbora popularizou-se como vermífugo infantil e como fonte de zinco. Hoje, sabe-se que as propriedades terapêuticas dessa parte normalmente ignorada dos vegetais apresentam, no caso da abóbora, valores curativos mais amplos. A sementinha branca consumida torrada e salgada é riquíssima em potássio, cujo efeito no controle da pressão arterial já está bem estabelecido. Entre os nutrientes que contém, destaca-se também a vitamina A, potente preventivo de doenças do aparelho ocular. Finalmente, há forte concentração de vitamina E, o que garante a cota de proteção contra os efeitos do envelhecimento, além de ajudar a combater doenças cardiovasculares.
Nutritivas, energéticas e com propriedades que as tornam um afrodisíaco natural, as sementes também podem ser consumidas como ótimo petisco em reunião de amigos. Veja como preparar: separe as sementes da abóbora e limpe bem, retirando os resíduos. Depois de escorrer em uma peneira, espalhe-as em uma assadeira. Coloque sal a gosto e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por 30-40 minutos (ou até as sementes dourarem). Guarde-as em um recipiente seco.

FICHA TÉCNICA
Origem: a abóbora é da família das Cucurbitáceas, planta de caule rasteiro ou trepador. Algumas variedades vêm do Oriente Médio, mas hoje é cultivada no mundo inteiro.
Nutrientes: proteínas, gorduras de boa qualidade, vitaminas A e do complexo B, fósforo, potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio.
Formas de uso: como farinha em massas, pães, bolos e biscoitos, e como petisco em reuniões informais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário