terça-feira, 30 de julho de 2013

Quando usar suplementos?

Pressupomos que quem se alimenta realmente BEM pouco precisa de suplementos e, quando precisar, o mais comum é que seja por curtos períodos de tempo, ou seja, para cumprir objetivos pontuais relacionados à sua saúde, composição corporal, produtividade, longevidade, etc. Na verdade, pouquíssimas pessoas alimentam-se realmente bem, já que isto pressupoe além de comer de 3 em 3 horas, ingerir, pelo menos, 5 porções de frutas/verduras/legumes por dia, pratos com alimentos de diversas cores, variações periódicas de cardápio, etc. O ideal MESMO é buscar sempre um acompanhamento nutricional e alimentar-se cada vez melhor. Entretanto, ao mesmo tempo que devemos concordar que a maioria das pessoas não se alimenta bem, é preciso entender que ainda assim o organismo tem demandas absolutas, diárias, de água e vários nutrientes, que se não vêm da alimentação, deve-se obter de algum lugar, certo? Pois é aí que “entra” a real NECESSIDADE de SUPLEMENTAÇÃO para a maioria das pessoas. 
É importante que durante o período de suplementação, isso seja feito de um modo individualizado. O suplemento correto para cada caso, na quantidade certa, de boa qualidade, na dosagem adequada, pelo período adequado, para a pessoa certa. 
Por exemplo, os polivitamínicos/poliminerais que estão disponíveis no mercado nacional em sua maioria, têm “de tudo” mas em quantidades clinicamente insuficientes e contendo matérias-primas de qualidade duvidosa; sobre os importados há vários excelentes, mas podem fazer entrar no seu organismo “excessos” e lembre-se que o excesso de alguns nutrientes pode "empurrar" outros para fora do seu organismo – Ou seja: só por usar um suplemento polivitamínico/polimineral regularmente você passa a precisar, também regularmente, de acompanhamento para adequar o uso deste suplemento às necessidades do seu organismo. Portanto, quem usa, precisa sempre de acompanhamento para GARANTIR: o suplemento correto, na quantidade certa, de boa qualidade, na dosagem adequada, pelo período adequado.
Procure um acompanhamento nutricional para verificar sua real necessidade de suplementação. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário