quinta-feira, 20 de junho de 2013

Melhorando a memória através da alimentação

A perda gradual da função da memória é natural no processo de envelhecimento. E é extremamente comum pessoas jovens, hoje em dia, apresentando déficit na memória por diversas razões como: alimentação desequilibrada, má qualidade do sono, estresse aumentado, medicamentos, patologias específicas, etc. Existem, porém, alguns alimentos que influenciam os processos de memória. Glicose, flavonoides, gorduras e calorias totais, todos afetam áreas da memória no cérebro. Além do mais, o cérebro possui uma demanda energética muito alta e para tal utiliza em grande proporção os carboidratos para funcionar eficazmente.
Há muitas evidências que Flavonóides, (que são fitoquímicos principalmente encontrados em alimentos baseados em plantas) conhecidos por sua atividade antioxidante estão associados em melhorar a memória. Os Flavonoides (flavonóis, flavononas, antocianinas), encontrados em frutas e sucos de frutas e bebidas/alimentos derivadas de uva, chá verde, cacau e blueberry (mirtilo) bem como extrato de ginko biloba, demonstraram efeitos benéficos (em diversos estudos) no melhoramento da memória e aprendizagem e na função vascular humana (eficiente fluxo sanguíneo cerebral é vital para ótima função cerebral). 
Ácidos graxos ômega 3 também estão associados com melhora do processo cognitivo, fontes: sardinha, atum, salmão, azeite, abacate, olegainosas (castanhas, amendoin, avelã, nozes...) semente de chia, semente de linhaça. Procure sempre um nutricionista para melhorar sua qualidade de vida. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário