segunda-feira, 3 de junho de 2013

Agrotóxico nos alimentos

Agrotóxicos são agentes constituídos por uma grande variedade de compostos químicos (principalmente) ou biológicos, desenvolvidos para matar, exterminar, combater, repelir a vida (além de controlarem processos específicos, como os reguladores do crescimento). Em geral, apresentam uma ação sobre a saúde do ser humano, além de se apresentarem como importantes contaminantes ambientais e das populações de animais a estes ambientes relacionadas (Anvisa, 2002). Existem dois tipos de agrotóxico - sistêmico e de contato; o primeiro, penetra na seiva da planta percorrendo todos os tecidos do vegetal, já o segundo atua somente na superfície do alimento; parte de todo este agrotóxico é degradado pelo próprio organismo do vegetal. O de contato pode ser retirado em parte quando o alimento é lavado em água corrente, sendo recomendado a ação mecânica, principalmente para as folhas, ou seja friccionar o alimento em baixo da água. Mas vale lembrar que todo o agrotóxico sistêmico residual permanecerá no vegetal.
Algumas pesquisas apontam que submergir o alimento em solução de água com bicarbonado de sódio por 20 a 30 minutos reduz a quantidade de agrotóxico presente no alimento, porém ainda não existem estudos suficientes para comprovar está informação e torná-la uma recomendação. Quando o agrotóxico é ministrado dentro das quantidades adequadas não oferece risco à saúde, entretanto se essa quantidade for ultrapassada poderá causar alguns sintomas, como dores de cabeça, alergias e até urticária.
Uma alternativa para garantir a diminuição da ingestão de agrotóxico é preferir alimentos orgânicos, além de comprar alimentos de origem conhecida e confiável. Vale lembrar que todos os alimentos deverão ser higienizados adequadamente antes de serem consumidos para garantir a segurança alimentos do ponto de vista microbiológico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário