quinta-feira, 2 de maio de 2013

Alimentos e Imunidade

Nessa época do ano, a melhor maneira de nos prevenir das gripes e resfriados é fortalecendo a imunidade do nosso organismo. Uma alimentação adequada pode contribuir para evitar esses problemas. Aposte em um prato de comida bem colorido e com os ingredientes certos. Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico. Confira abaixo os nutrientes que ajudam a melhorar a imunidade:
Gorduras "boas": Alguns ácidos graxos insaturados têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associado a uma alimentação balanceada. Podemos destacar os Ômega 3 e 6, que têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em peixes de aguas profundas e frias, oleaginosas e sementes.
Carotenóides: Encontrados principalmente em vegetais e frutas de cor amarela, laranja e vermelha. Ativam o sistema imunológico, logo melhoram a defesa do organismo. 
Vitamina E: Encontrado em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva. Quando ingeridos, melhoram a resposta imunológica. Também é considerado um antioxidante. 
Vitamina C: Tem ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando suas formas de ação quando ocorrem formações de radicais livres. Têm efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. Fontes: laranja, acerola, limão, etc.
Zinco: Tem grande participação no sistema imune, por isso a deficiência dele leva ao aumento de infecções. Fontes: ostras, carnes vermelhas, aves, mariscos e nozes. 
Probióticos: São bactérias benéficas contidas no iogurte, leite fermentado ou vendidas na forma de suplementos, que equilibram a flora intestinal e reforçam o sistema imune.


Nenhum comentário:

Postar um comentário