quarta-feira, 13 de março de 2013

Bienutrir Informativo - A CÚRCUMA É UM PODEROSO ANTIINFLAMATÓRIO


Um exemplo notável de um composto culinário particularmente eficaz vem também da Ásia. Trata-se desta vez de um condimento de propriedades impressionantes: o cúrcuma.
Os indianos consomem em média 1,5g a 2g por dia de cúrcuma (um quarto a meia colher de café). A raíz de cúrcuma origina um pó amarelo que é o principal condimento do curry. É também um dos ingredientes mais comumente utilizados na medicina ayurvédica por suas propriedades anti-inflamatórias. Nenhum outro ingrediente nutricional é tão poderosamente anti-inflamatória quanto o pó amarelo desta raiz. A principal molécula responsável por esse efeito é a curcumina. Em laboratório, ela inibe o crescimento de um número muito grande de cânceres: cólon, próstata, pulmão, fígado,estômago, mama, ovário e leucemia, por exemplo. Age também sobre a angiogênese e força as células cancerosas a morrer (apoptose). A curcumina é uma poderosa antagonista do NF-KappaB. Pode-se combinar a cúrcuma  com produtos de soja que substituem as proteínas animais e contém a genisteína. Portanto, a cúrcuma desintoxica as carcinogêneses e ajuda a controlar a angiogênese.
A cúrcuma ilustra magnificamente o papel das grandes tradições culinárias comparado ao consumo de elementos isolados. Em Taiwan, os pesquisadores que tentaram tratar tumores cancerosos com o cúrcuma em cápsula perceberam que ele era extremamente mal absorvido. De fato, quando não misturado à pimenta ou ao gengibre (curry), a cúrcuma não passa a barreira intestinal. A pimenta multiplica 2000 a absorção do cúrcuma pelo organismo. A sabedoria indiana, portanto, adiantou-se bastante em relação à ciência em descoberta das sinergias naturais entre os alimentos.
Uso típico: um quarto de colher de chá de pó de cúrcuma misturada com meia colher de sopa de azeite de oliva e uma generosa pitada de pimenta do reino. Pode-se ser acrescentado aos legumes, às sopas, e aos molhos de salada. Algumas gotas de xarope de agave podem neutralizar o sabor ligeiramente amargo. (Extraído livro: ANTICÂNCER, David Servan- Schereiber)



Nenhum comentário:

Postar um comentário