terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Propriedades terapeuticas de alguns alimentos funcionais

Muitos alimentos podem ser ótimos aliados na conquista de uma vida mais saudável, pois possuem componentes capazes de prevenir doenças, amenizam sintomas ou afetam de modo benéfico funções orgânicas, além de suas características nutricionais. Conheça alguns dos alimentos funcionais e seus respectivos benefícios:
- Tomate: rico em licopeno ajuda na prevenção de câncer de próstata;
- Alho: contém alicina que está associada com a redução do colesterol e inibição da agregação plaquetária, o que previne doenças coronarianas;
- Linhaça: contém omega-6 e lignanas que ajudam no controle dos sintomas relacionados a TPM e menopausa
- Uva e suco de uva: possuem flavonóides e resveratrol (também
encontrado no vinho tinto) que são substâncias anticancerígenas,
anticoagulante e ajudam também no controle do colesterol.
- Açaí: possui antocianina, antioxidante, que ajuda na melhora da circulação sanguínea, afasta a ameaça do câncer além de reduzir os efeitos do Mal de Alzheimer.
- Aveia: é rica em fibra solúvel, indicado para quem sofre com a constipação intestinal. A dica é ingerir os alimentos ricos em fibra sempre acompanhados de líquidos. 
O uso de alimentos funcionais é uma estratégia para aumentar
a qualidade da alimentação, o que contribuirá para uma vida mais
saudável. 


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Azia e Antiacidos

O refluxo gastroesofágico, ou seja, a sensação conhecida como azia, é um sintoma decorrente do retorno dos ácidos estomacais para o tubo que conecta o estômago à boca, chamado de esôfago. 
A maioria da população que apresenta este problema segue uma dieta bastante desequilibrada. Em muitos casos, o paciente consome quantidades elevadas de frituras, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas e doces, além de concentrar grandes volumes de alimentos em uma unica refeicao. Os antiácidos têm como função neutralizar a acidez estomacal e, com isso, proporcionam alívio imediato aos sintomas de queimação. Para muitas pessoas, essa solução imediata é mais fácil do que adotar hábitos alimentares saudáveis, retirando os alimentos comumente consumidos, que promovem a agressão da parede do estômago. O uso prolongado de antiácidos irá gerar uma alcalinização do conteúdo gástrico, ou seja, o suco gástrico perde sua acidez e, assim, há o comprometimento da digestão de proteínas, minerais como o Ferro, além de vitaminas como a B12. Com a “diluição” do conteúdo gástrico, a digestão fica comprometida e, assim, o alimento permanece por mais tempo no estômago, o que gera desconforto e sensação de empachamento.  Um dos passos iniciais do tratamento é investigar qual alimento pode desencadear o problema, reequilibrar a produção e concentração de ácido clorídrico estomacal e das enzimas essenciais para a digestão de todos os nutrientes através da utilização de chás digestivos como alecrim, cidreira, erva-doce, hortelã e também suco de Aloe vera, rico em enzimas digestivas e ainda com ação cicatrizante sobre a mucosa gástrica e intestinal. Finalmente, é necessária uma dieta livre de irritantes à mucosa, como frituras, café, álcool, refrigerante e outros alimentos industrializados, porém, rica em alimentos fontes de nutrientes reparadores e de crescimento da mucosa. Para a Nutrição Funcional, tratar sintomas não é sinônimo de saúde. O tratamento nutricional visa eliminar a causa do problema, ou seja, devolver ao órgão o seu equilíbrio e funcionamento correto. Portanto, se você sofre de azia, queimação e má digestão, procure um profissional que poderá lhe ajudar a eliminar o seu desconforto.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pão branco x Libido

Comer pão branco e outros tipos de carboidratos refinados já não faz bem à saúde, ainda mais, quando estes são consumidos à noite. Estudos relatam que o alto consumo destes pode levar à perda de interesse sexual. 
Alimentos com alto índice glicêmico liberam o açúcar para corrente sanguínea muito rapidamente, e altos níveis de açúcar geralmente estão associados à queda de energia. E isso vale para o sexo, claro.
Uma glicemia alta também o fará engordar, aumentando os níveis de estrógeno no corpo e reduzindo as taxas de testosterona, importantes para que a libido se mantenha em ordem.


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Salada de melancia, rucula e hortela

Ingredientes:
- ¼ de melancia
- Meio maço de rúcula
- Meio maço de hortelã
- Meia  xícara de azeite extra virgem
- 2 colheres de sopa de geléia de pimenta
- 2 colheres de sopa de uva-passa
- Sal e pimenta moída na hora

Modo de preparo:
Bata com o mix a geléia com o azeite, sal e pimenta. Reserve. Faça bolinhas de melancia com um boleador. Reserve. Lave e higienize a rúcula e a hortelã, utilizando somente as folhas. Misture a melancia, a rúcula, a uva-passa e tempere com o molho de geléia de pimenta.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Vitaminas do "Complexo B"

Durante a atividade física extenuante, uma enorme quantidade de vitaminas e minerais são utilizados pelo nosso organismo. A deficiência de vitaminas e minerais acaba por prejudicar a performance do praticante de atividade física. As vitaminas do complexo B facilitam a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e da gordura. Para os praticantes de atividades físicas que desejam obter o máximo de benefícios da sua alimentação, o consumo adequado destas vitaminas é fundamental.

- Vitamina B1 (Tiamina): Necessária para o metabolismo de proteínas e o crescimento muscular. Envolvido na formação da hemoglobina que transporta oxigênio, fundamental para o adequado trabalho muscular.

- Vitamina B2 (Riboflavina) : A vitamina B2 está envolvida no metabolismo da glicose, principal substrato energético utilizado pelo organismo durante a atividade física. Para praticantes de musculação, a riboflavina possui efeito importante, pois está relacionada com o metabolismo da proteína.

- Vitamina B3 (Niacina): A vitamina B3 está relacionada ao processo de vasodilatação, melhorando a circulação e, portanto, a chegada de nutrientes ao músculo.

- Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): Atua no metabolismo de lipídeos, carboidratos e proteínas. Auxilia ainda na imunidade, uma vez que participa da formação de anticorpos.

- Vitamina B6 (Piridoxina): Esta diretamente ligada à ingestão de proteínas, quanto maior é o consumo de proteína, maior é a quantidade de vitamina B6 necessária, pois atua no metabolismo dos aminoácidos. Atua ainda na produção de hormônios e estimula a imunidade.

- Vitamina B7 (Biotina): A Biotina possui importante papel no metabolismo dos aminoácidos e na produção de energia a partir de várias fontes (carboidratos e lipídeos).

- Vitamina B12 (Cobalamina): A vitamina B12 é necessária à digestão e absorção dos nutrientes, atua ainda na síntese de proteínas, importante para aqueles praticantes de atividade física que buscam hipertrofia (ganho de massa muscular) e no metabolismo de carboidratos e lipídeos.

Atenção!
Para garantir o aporte adequado de vitaminas do complexo B inclua em sua alimentação: cereais integrais, oleaginosas, leguminosas, vegetais folhosos verdes escuros e levedo de cerveja.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Salada de Quinoa com Atum


Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de quinoa cozida
- 2 colheres de sopa de abobrinha em mini cubinhos e refogado al dente
- 1/2  berinjela  em mini cubinhos e refogado al dente
- 1 cebola em mini cubinhos e refogado al dente
- 1 tomate de tomate em mini cubinhos e refogado al dente
- 1/2 pimentão vermelho em mini cubinhos e refogado al dente
- 1/2g de pimentão amarelo em mini cubinhos e refogado al dente
- 1 filé grande de atum levemente grelhado
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
- 50 ml de suco de limão
- Sal marinho e pimenta-do-reino (a gosto)

Modo de preparo:
Cozinhe a quinoa em água (fica parecido com risoto). Grelhe levemente o atum e misture todos os ingredientes montando o prato com o peixe ao lado e sirva.


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Beneficios da Quinoa

A quinoa e um cereal de origem vegetal que possui proteína de alto valor biológico, ou seja, é bastante aproveitada pelo organismo humano. Seus grãos ofertam todos os aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo e devem ser obtidos pela alimentação), sendo especialmente ricos em lisina (aminoácido essencial com funções chaves de desenvolvimento celular e crescimento do organismo, mas não muito abundante no reino vegetal). Apesar de altamente protéicos, os grãos não possuem o glúten, proteína encontrada no trigo que impede muita gente alérgica de comer pão, macarrão ou biscoitos.
Além de ser fonte de proteína de alta qualidade e possuir baixos valores de gorduras saturadas, a quinoa possui quantidades importantes de fibras, ferro, cálcio e vitaminas quando comparada a outros tipos de cereais.


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Farinha da casca do maracuja


   Ja é sabido que os farelos de frutas e de vegetais ajudam a controlar o colesterol, os níveis de açúcar no sangue e ainda promovem a saciedade, ou seja: são um aliado a sua dieta. Para perda de peso, a mais indicada é a farinha da casca de maracujá, graças à concentração de pectina, uma fibra solúvel que, em contato com o suco gástrico, forma um gel no estômago. Além de prolongar a saciedade pela sensação de estômago cheio, esse gel “segura” carboidratos (que se transformam em glicose no organismo) e gorduras no intestino. Uma parte dos nutrientes é assimilada lentamente e outra parte é eliminada pelas fezes.
      Sugestão de consumo: 1 a 2 colheres de sopa ao dia. Adicioná-la a sucos, vitaminas e iogurtes nos intervalos das grandes refeições, como lanche da manhã e da tarde. Fica a dica! 


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Nutrientes que não podem faltar no cardapio "pos-parto"

Proteína: é a base para a produção de leite e deve ser consumida no almoço e no jantar. Opte por peixes, aves, carnes magras, ovo, ervilha, feijão e lentilha;
Vitamina B6: ajuda na absorção adequada das proteínas. Presente nos cereais integrais, vegetais verdes-escuros (rúcula, agrião, couve, espinafre), batata e banana;
Ômega 3: importante para o desenvolvimento mental e visual do bebê. Inclua salmão, atum, sardinha e linhaça;
Cálcio: fortalece os ossos e dentes e promove o bom funcionamento dos nervos e músculos. Consuma iogurte e leite desnatados, ricota, cottage, vegetais verdes-escuros, semente de girassol e gergelim cru;
Vitamina C: aumenta as defesas contra infecções. Abuse das frutas e legumes.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Lanchinho no espeto

Ingredientes:
- 4 fatias de pão de fôrma sem casca
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 banana-nanica
- 1 fatia de dois dedos de largura de mussarela de búfala

Preparo:
Corte cada fatia de pão em 4 quadrados e passe a manteiga dos dois lados. Leve ao forno por 5 minutos. Fatie a banana em 8 rodelas. Monte 4  espetinhos de churrasco, alternando fatias de pão, queijo e banana. Disponha em uma assadeira e leve ao forno médio, pre-aquecido, por 10 minutos, virando na metade do tempo. Sirva. 



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Nutrientes & Prevenção da osteoporose


Eh um engano pensar que somente o cálcio e vitamina D são suficientes para uma perfeita recuperação da massa óssea. Segue abaixo os nutrientes envolvidos nesta via metabólica:
- Vitamina C: Estimula a síntese de colágeno e favorece a ação dos osteoblastos e a acidez melhora a biodisponibilidade do cálcio.
- Vitamina D: Favorece a absorção de cálcio nas células intestinais e consequentemente a manutenção da densidade mineral óssea.
- Vitamina K: Importante vitamina para a reação de gama carboxilação da osteocalcina, que é uma importante proteína na deposição de cálcio nos ossos.
- Boro: Reduz a eliminação urinária de cálcio e magnésio.
- Cálcio: Nutriente mais importante na formação de ossos e dentes, além do papel na contração muscular e permeabilidade vascular.
- Cobre: Atua como co-fator para enzimas para a síntese de constituintes da matriz óssea e formação da lisil oxidase para a síntese de colágeno e elastina.
- Lisina: Aumenta a absorção de cálcio em mulheres com osteoporose.
- Manganês: Nutriente importante para a formação de mucopolissacarídeos que fornecem estrutura adequada para a calcificação óssea.
- Magnésio: Associado à diminuição da reabsorção óssea.
- Silício: Atua na formação da matriz óssea, formando ligações de colágeno e proteoglicanos durante o crescimento ósseo.
- Zinco: Estimula à formação óssea aumentando a atividade da Vitamina D. Forma a hidroxiapatita (cristal que compõe os ossos) e estimulação dos osteoblastos produção de colágeno e atividade da fosfatase alcalina.
- Potássio: Importante para manutenção do equilíbrio ácido básico e diminui a excreção urinária de cálcio.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Salada de verão

Ingredientes:
- 1/2 manga grande ou uma pequena
- 6 a 8 morangos (de preferencia organico)
- 1 fatia de queijo minas
- folhinhas de hortelã
- 100ml de iogurte natural com mel

Modo de preparo:
Corte o hortelã em pedaços e faça o mesmo com os outros ingredientes.
Misture bastante e tempere com iogurte natural e mel.


domingo, 1 de janeiro de 2012

Exagerou na ceia de Natal e no Reveillon?

 Nas opções da ceia de natal existem muitos vilões como o sal, a gordura e o açúcar, que no dia seguinte já demonstram os seus efeitos danosos: cansaço, desconforto abdominal, gases e muitas vezes desidratação. Esses efeitos são produzidos pelo acúmulo de toxinas, substâncias que atrapalham o bom funcionamento do nosso organismo. Quando isso acontece, o melhor a ser feito é caprichar na alimentação pós período de festas para eliminar essas substâncias e evitar o ganho de peso! Na semana após as festas, controle sua alimentação e retire carboidratos refinados (açúcar, pão branco, macarrão e arroz branco, doces, biscoitos, bolachas, etc.), gorduras saturadas, sucos de frutas industrializados, sopas de saquinho (industrializadas), chás industrializados (lata e pó)temperos e molhos prontos.  Fracione as refeições em 5 a 6 vezes ao dia, fazendo lanches leves nos intervalos (frutas ou barras de cereais) e reduza as refeições principais (café, almoço e jantar).  Mastigue bem os alimentos e permaneca uns 15-20 minutos em cada refeição, para auxiliar no estímulo da saciedade. Invista em frutas, verduras e legumes frescos, chás naturais em sachês ou folhas secas, temperos naturais como, azeite extra virgem, alecrim, manjericão, tomilho, orégano, canela, sal marinho, adoçantes naturais e beba pelo menos 2 litros de água ao dia, fora das refeições. Uma grande dica são os sucos com folhas verdes, ricas em clorofila, substância que ajuda o fígado no processo de detoxificação, ou seja, manda aquelas toxinas acumuladas embora.