segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Dicas de Natal


Natal é época de festejar, e festa lembra preparações saborosas e doces deliciosos. O problema é que, muitas vezes, estes alimentos são ricos em gorduras e açúcares e, com isso, é possível ganhar alguns, indesejáveis, quilinhos a mais! Preparamos dicas simples para que você possa curtir esta época do ano sem "brigar" com a balança:

- Evite bebidas alcoólicas, além de serem calóricas não trazem benefícios. Uma boa saí­da é brindar com uma taça de vinho tinto ou espumante. Durante a noite, prefira os sucos de frutas naturais, além de serem refrescantes são ricos em vitaminas e minerais.
- Cuidado com o consumo exagerado de salgadinhos antes das refeições, pois são ricos em gordura e sal. Cenoura e pepinos cortados em palitos combinam muito bem com patês à base de iogurte desnatado, ricota ou cottage com ervas finas ou cebola. Pães integrais cortados em quadrados também podem acompanhar patês de ricota com atum, por exemplo.
- Não importa onde você irá realizar a ceia, seja em restaurante ou em casa, a melhor saí­da para manter uma alimentação equilibrada é o famoso “bom senso”, ou seja, não exagerar nas quantidades!
- Aproveite para fazer um colorido e apetitoso prato de salada, com folhas diferentes e legumes variados, ricos em vitaminas, minerais e fibras que promovem saciedade. Um molho com base de azeite, limão e ervas podem dar um sabor especial ao seu prato.
- A variedade de carnes nas ceias costuma ser grande, para não errar prefira peru, chester ou lombo de porco magro.
- Combine os seus pratos com folhas, frutas e especiarias deixando-os com uma melhor composição nutricional;
- Evite frituras.
- As frutas oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas, têm alto valor nutricional e promovem saciedade.
- Evite os sorvetes cremosos. Prefira mousses de frutas e as frutas frescas como abacaxi, kiwi, uvas, melancia, cerejas etc.
- Lembre-se que muitas vezes os pratos salgados e doces se repetem na ceia e no almoço do dia seguinte, portanto escolha opções diferentes para cada refeição, não cometa o exagero de pegar todas as opções nos dois dias.
- Aproveite o momento de confraternização com a famí­lia e amigos e mastigue bem os alimentos, não é necessário ter pressa, desfrute cada minuto...
- Aproveite o feriado e faça uma caminhada, atividade fí­sica é sempre bem-vinda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário