terça-feira, 26 de junho de 2012

Menu Anti-rugas


O que você põe no prato também reflete na sua aparência. Além dos cremes e tratamentos, convém dar uma olhada na geladeira.

TOMATE, ABÓBORA, ALHO, LIMÃO, ARROZ INTEGRAL E CHOCOLATE
“Esses são alguns exemplos de fontes de antioxidantes, essenciais para combater os radicais livres, os grandes responsáveis pelo envelhecimento”, conta o nutrólogo Alberto Serfaty, especialista em medicina estética e antienvelhecimento, do Rio de Janeiro. Essas substâncias estão em grande parte de frutas, verduras, legumes, hortaliças, cereais e condimentos (alho, manjericão e gengibre, por exemplo), mas as estrelas desse time são os alimentos de tons alaranjados, avermelhados, roxos e cítricos. Até uma guloseima tentadora pode entrar nessa lista do bem (os fãs de chocolate vão babar!) – um estudo publicado no periódico britânico Chemistry Central Journal revelou que delícia, principalmente na versão amarga, é mais rica em antioxidantes do que vários sucos de frutas.

FRUTAS CÍTRICAS, FOLHAS, CENOURA E GERMEN DE TRIGO
Representam os alimentos em vitamina C, E e betacaroteno. “Essas substâncias são fotoprotetoras, ou seja, ajudam a defender a pele da ação prejudicial dos raios solares”, explica a nutróloga carioca TamaraMazaracki, especialista em medicina antienvelhecimento. “Segundo uma pesquisa publicada na revista científica americana Nutrition & Healing, o melão, a melancia, o salmão, o gérmen de trigo e o levedo da cerveja ainda auxiliam a reparar o DNA, que pode ser prejudicado pelos raios ultravioleta. O ácido fólico, encontrado nas folhas verde-escuras, desempenha um papel igualmente importante na proteção contra os raios UV”, afirma Tâmara. Ela acrescenta que a vitamina C, presente na laranja, no tomate e na acerola, entre outros, também está envolvida na produção das fibras de sustentação da pele.

CARNE, FRANGO E OVOS
Juntamente com os peixes e os laticínios, são fonte de proteína animal. “Esse nutriente é usado na fabricação das fibras de colágeno, que garantem a firmeza e a resistência da pele”, informa a dermatologista Luiza Guedes, do Rio de Janeiro. Também atuam na renovação celular, além de construir a matéria-prima para hormônios com ação anti-inflamatória e ajudar a evitar a perda muscular, um dos fatores responsáveis pela flacidez da pele.

PEIXE, LINHAÇA E AZEITE
Esse time é especialmente bem-vindo à mesa das vaidosas. “O salmão é rico em DMAE, uma substancia que participa do funcionamento dos músculos e dos nervos que contraem e tencionam a pele, garantindo seu tônus e sua elasticidade”, diz Alberto Serfaty. Todos os tipos de peixe, especialmente os de água fria, como sardinha e a truta, contam com ômega 3, 6, e 9, que tem efeito anti-invelhecedor, segundo a nutricionista Paula Castilho, de São Paulo. Essas gorduras do bem ajudam a manter a barreira epidérmica, melhorando a textura e hidratam a pele. A linhaça, o gergelim, o azeite, as oleaginosas e os ovos também contam com esses nutrientes.

ÁGUA, CHÁ VERDE E SUCOS
“Os líquidos garantem a hidratação de todo o organismo, são muito importantes para a pele e ainda ajudam a evitar a prisão de ventre, favorecedora do acúmulo de toxinas que prejudicam a elasticidade e o viço”, esclarece Tâmara. “Além da água, aconselho tomar os chás verde, vermelho, branco e os sucos, especialmente o de uva, pois são ricos em antioxidantes”, conta Luiza Guedes.

OS INIMIGOS: FAST FOOD E AÇÚCAR
Doces e salgados em excesso no cardápio cobram seu preço – tanto na saúde como na pele. Vários estudos demonstraram  que o açúcar tem feito pró-inflamatório, que pode provocar falta de viço, flacidez, rugas e manchas. “Trata-se da chamada glicação, que desencadeia a formação de AGEs (Advanced Glycosylation End Products), moléculas que se depositam sobre as células e dificultam a reparação e a renovação celulares, inclusive das fibras de colágeno e da elastina”, explica a dermatologista Lilian Braga, de Sorocaba, no interior de São Paulo. O grande problema é que o açúcar tem alto índice glicêmico, ou seja, libera grandes taxas de glicose rapidamente no sangue, atrapalhando seu processo de absorção nas células. E ele não é o único vilão dessa história, pois a glicação acontece com todos os alimentos que tem esse perfil, como os carboidratos simples, encontrados no pão branco e nas massas. “A gordura trans, presente nas frituras e nos alimentos processados e industrializados, aumenta a produção de radicais livres e o processo inflamatório, que favorece o aparecimento precoce dos sinais da idade”, acrescenta Tamara. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário