terça-feira, 29 de maio de 2012

Dica de leitura - "Mães saudáveis têm filhos saudáveis"

O livro “Mães Saudáveis têm Filhos Saudáveis”, recém publicado pela editora Referencia, de autoria das nutricionistas Denise Carreiro e Mayra Correa, ensina a maneira correta de introduzir novos alimentos na dieta dos bebês.  A incidência cada vez maior de crianças com problemas alérgicos, hipertensas, diabéticas e obesas motivou as nutricionistas a escreverem uma obra que tratasse de maneira clara e simples os males que atingem cada vez mais precocemente a sociedade e que estão diretamente relacionados com o atual comportamento alimentar. A proposta do livro é ajudar aquelas mães que já passaram dos seis meses da amamentação exclusiva e agora se deparam com a necessidade de oferecer outros alimentos ao bebê. Mas como fazer isso? Quais alimentos devem vir primeiro? 
As dúvidas são muitas, mas o importante é saber que a introdução de alimentos é um período delicado para a criança, um momento em que ela será apresentada a novas texturas, temperaturas e sabores. Um período que exige paciência, consciência e dedicação. A obra traz dicas, receitas de papinhas caseiras e outras informações valiosas que pais e mães precisam ter ciência mesmo antes do filho nascer. Uma delas é que a introdução errada de alimentos é a principal causa do desenvolvimento de doenças crônicas. Essa relação já foi comprovada com pesquisa, como bem mostra um estudo publicado no Journal of American Medicine Association (JAMA). A pesquisa, feita entre 1988 e 2006, acompanhou cinco mil crianças de dois anos por seis anos consecutivos. 
Durante a gestação, os alimentos ingeridos influenciam a formação da dentição do bebê, assim como o desenvolvimento do seu paladar e olfato. Os dentes de leite começam a se formar por volta de seis semanas de vida intrauterina. 


Mães Saudáveis têm Filhos Saudáveis 
Denise Madi Carreiro e Mayra Madi Correa 
Págs. 232 
R$ 65 
Ed. Referência 


Nenhum comentário:

Postar um comentário