quarta-feira, 30 de maio de 2012

De que forma os pais podem contribuir para a obesidade infantil?




Papel dos Pais na obesidade infantil
Quais as conseqüências para as crianças?
Pais super protetores
Tratam-se de pais que alimentam exageradamente os seus filhos como forma de expressarem o seu amor, e diminuírem os seus sentimentos, quase sempre injustificados, de maus pais.
Idéia distorcida da quantidade de alimentos que necessitam.
As crianças satisfazem os mais velhos admitindo o excesso de comida e passam a considerá-lo como normal.
Este excesso de comida traduz-se em mais peso.
Pais obcecados com o peso e a alimentação dos seus filhos
Estão continuamente a vigiar o que os filhos comem ou deixam de comer e são excessivamente exigentes com a sua alimentação.
Rebeldia
Muitas crianças, como foram reprimidas enquanto pequenas, têm na adolescência uma alimentação oposta a que os pais tentaram incutir-lhe. Não foi transmitida uma relação “correta” com os alimentos.
Prêmios e castigos com a comida
Alguns pais utilizam os alimentos mais apelativos para as crianças (doces, chocolates) como recompensa pelo seu correto comportamento. Por outro lado, tratam de compensar o tempo passado a trabalhar concedendo todos os caprichos, deixando que sejam as crianças a selecionar a comida que mais gostam.
A associação entre os alimentos e as emoções é um fato claramente demonstrado. O cérebro associa o consumo de certos alimentos a uma sensação de prazer e bem estar.
Demasiada quantidade
Alguns pais dão às crianças quantidades exagerados de alimentos. Tentam equiparar a quantidade de alimentos das crianças às dos adultos.
Não regulam os sinais internos de fome-saciedade
Se a criança está exposta a comidas copiosas, não desenvolve uma resposta natural de saciedade. Foi ensinada que tem de comer muito mais do que seria normal para a sua idade.
Os Pais praticam exercício físico?
São muitos os adultos que relacionam o exercício físico com um esforço enorme que não lhes traz nenhum benefício, pelo que o tempo que deveriam dedicar- se ao trabalho, resolvendo problemas ou em frente à tv ou computador.
Crianças sedentárias
As crianças desta geração têm passatempos passivos, passando muito tempo sentadas em frente à TV, jogando videogame e/ou na internet. Aliado à isso consomem pipocas e batatas fritas e são expostos a dezenas de anúncios dos alimentos cujo consumo freqüente é menos recomendável.




2 comentários: