quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fome Emocional

Sair de uma reunião estressante e ir correndo comprar um sanduíche com hambúrguer e bacon. É bom sim, mas pode indicar sintoma de fome emocional. Procurar conforto na comida para minimizar estresse, tristeza ou frustração pode ser sinal de que algo não está bem e precisa ser resolvido logo
É a “fome sem fome”. Quando ingerimos alimentos para satisfazer uma necessidade emocional comprometida, ou seja, o indivíduo apresenta uma espécie de desejo alimentar por causa de sentimentos como tristeza, perdas (emprego ou casamento por exemplo), saudade, projetos de vida que não dão certo, excesso de obrigações, carência afetiva, vazios existenciais, ansiedade e angústia são causas psicológicas causadoras da fome emocional. O ato de comer pode ser compensado, com os alimentos que simbolizem algum tipo de bem-estar, prazer, conforto ou, muitas vezes, serve como recompensa de um sentimento desagradável.

Os Vilões da Fome Emocional:
Não há comprovação cientifica, depende muito de cada pessoa, dos gostos e das preferências de cada um. Porém, através de relados de pacientes obesos, existe uma procura maior por certos alimentos:
CHOCOLATE – o chocolate é o alvo preferido. Estimula a produção de serotonina, substância do cérebro ligada ao prazer.
PIZZA – massa é fonte de carboidratos e de vários tipo de açúcares, sendo absorvida lentamente pelo corpo. Em excesso causa letargia, fadiga e, às veses, até hipoglicemia.
BATATA FRITA – a fritura é o superaquecimento de algum tipo de gordura. Ela altera a química do óleo utilizado e consumida com regularidade pode causar diversas doenças.

O Que Fazer?
1 – aprenda a lidar com a ansiedade ao extremo
2 – mantenha o equilíbrio emocional
3 – identifique quais pensamentos mexem com suas emoções
4 – procure ajuda nutricional e psicológica
5 – coma em menor quantidade o seu alimento preferido
6 – tente substituir os alimentos calóricos por saudáveis
7 – saiba que existem outros prazeres: viajar, dançar, namorar




Nenhum comentário:

Postar um comentário