segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Vitaminas do "Complexo B"

Durante a atividade física extenuante, uma enorme quantidade de vitaminas e minerais são utilizados pelo nosso organismo. A deficiência de vitaminas e minerais acaba por prejudicar a performance do praticante de atividade física. As vitaminas do complexo B facilitam a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e da gordura. Para os praticantes de atividades físicas que desejam obter o máximo de benefícios da sua alimentação, o consumo adequado destas vitaminas é fundamental.

- Vitamina B1 (Tiamina): Necessária para o metabolismo de proteínas e o crescimento muscular. Envolvido na formação da hemoglobina que transporta oxigênio, fundamental para o adequado trabalho muscular.

- Vitamina B2 (Riboflavina) : A vitamina B2 está envolvida no metabolismo da glicose, principal substrato energético utilizado pelo organismo durante a atividade física. Para praticantes de musculação, a riboflavina possui efeito importante, pois está relacionada com o metabolismo da proteína.

- Vitamina B3 (Niacina): A vitamina B3 está relacionada ao processo de vasodilatação, melhorando a circulação e, portanto, a chegada de nutrientes ao músculo.

- Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): Atua no metabolismo de lipídeos, carboidratos e proteínas. Auxilia ainda na imunidade, uma vez que participa da formação de anticorpos.

- Vitamina B6 (Piridoxina): Esta diretamente ligada à ingestão de proteínas, quanto maior é o consumo de proteína, maior é a quantidade de vitamina B6 necessária, pois atua no metabolismo dos aminoácidos. Atua ainda na produção de hormônios e estimula a imunidade.

- Vitamina B7 (Biotina): A Biotina possui importante papel no metabolismo dos aminoácidos e na produção de energia a partir de várias fontes (carboidratos e lipídeos).

- Vitamina B12 (Cobalamina): A vitamina B12 é necessária à digestão e absorção dos nutrientes, atua ainda na síntese de proteínas, importante para aqueles praticantes de atividade física que buscam hipertrofia (ganho de massa muscular) e no metabolismo de carboidratos e lipídeos.

Atenção!
Para garantir o aporte adequado de vitaminas do complexo B inclua em sua alimentação: cereais integrais, oleaginosas, leguminosas, vegetais folhosos verdes escuros e levedo de cerveja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário