terça-feira, 15 de novembro de 2011

Nutrientes & Qualidade de Vida

Até a década de 1980, as pesquisas científicas na área de nutrição eram voltadas especificamente para os efeitos da dieta nas variáveis relacionadas a saúde, como pressão arterial e concentrações séricas de colesterol. Essas pesquisas contribuíram muito para os conhecimentos atuais na área. Entretanto, atualmente, os estudos são direcionados para a identificação dos efeitos dos componentes dietéticos em nível molecular, permitindo a descoberta de mecanismos específicos de ação dos micronutrientes, contribuindo para mais benefícios a saúde.
   A inflamação é uma etapa necessária do processo imunológico; entretanto, quando persistente, pode promover um estado inflamatório crônico, que promove conseqüências secundárias associadas com o aumento do risco de doenças crônicas. 
   Outro aspecto essencial é o papel das deficiências nutricionais na saúde e desenvolvimento de doenças. Em função da essencialidade das vitaminas e minerais no metabolismo endógeno, sua deficiência dietética crônica poderá comprometer o funcionamento celular, aumentando, em longo prazo, o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.
   O estilo de vida ocidental atual, com aumento das responsabilidades profissionais e sociais, em detrimento a busca pessoal pela qualidade de vida social e emocional, expõe os indivíduos a situações críticas de estresse. Ainda, apesar do conhecimento atual sobre nutrição, muitas vezes não é possível manter uma alimentação ideal diária e regularmente.
   Os suplementos possuem nutrientes funcionais ativos, incluindo vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, que podem auxiliar a suprir as deficiências nutricionais decorrentes do estilo de vida atual. Esses nutrientes irão atuar diretamente no metabolismo orgânico, contribuindo para seu adequado funcionamento e manutenção da saúde. Por isso, consulte um nutricionista!


Nenhum comentário:

Postar um comentário