segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como se alimentar durante viagens

Paradas em restaurantes ou lanchonetes na estrada e as refeições servidas em aviões nem sempre são as opções mais saudáveis. Cabe ao viajante fazer a escolha certa para manter a forma, ter uma boa digestão e curtir bem a viagem.

Salgadinhos de pacote, refrigerantes, amendoins, frituras em geral, hambúrgueres, não são bons alimentos do ponto de vista nutricional e devem ser evitados sempre inclusive durante as viagens, eles podem causar mal-estar, indisposição, além do perigo de uma intoxicação alimentar devido o alto teor de gorduras.

Veja algumas sugestões sobre o que comer durante sua viagem, com segurança e saúde:
• No dia que antecede a viagem procure ter uma alimentação leve, evite o consumo de pratos muito calóricos e gordurosos, para que no dia da viagem você não sofra as conseqüências do que comeu antes.
• Se a viagem for curta, até quatro horas, procure fazer uma refeição saudável, leve, antes de viajar e deixe para comer quando chegar no local de destino. Não custa nada se prevenir e levar com você água e algumas opções práticas, como: barra de cereais, biscoito de água e sal ou torradas e frutas. Caso aconteça algum imprevisto e a viagem se prolongue pelo trânsito ou por qualquer outro motivo, você estará preparado.
• Se a viagem for longa e você tiver que comer durante o trajeto, prepare sanduíches no dia anterior à viagem, embale e mantenha na geladeira até o momento em que você vai transportar
• Separe algumas frutas, lave-as bem e embale assim como o sanduíche e armazene em local fresco. Frutas de consistência firme são melhores para essas ocasiões, exemplos: maçã, pêra, goiaba, ameixa, pêssego.
• Hidrate-se com água e sucos. Refrigerantes não são boas opções, pois devido ao gás presente pode provocar flatulência (gases).
• Evite comer com o veículo em movimento. Aproveite as paradas para se alimentar, esticar as pernas e descansar a mente. Quando sentir que está pronto, siga em frente, rumo aos dias de descanso.

Boa viagem!
NutriClinic Funcional



Nenhum comentário:

Postar um comentário