quinta-feira, 24 de março de 2011

Alimentos funcionais no Combate ao Câncer

Os alimentos funcionais, além de prevenir e cuidar de muitas doenças promove bem-estar físico e mental para quem os ingere. Devendo ser consumidos conforme indicação de nutricionistas, podem prevenir vários tipos de câncer em homens e mulheres. Conheça alguns deles que atuam em nosso organismo promovendo qualidade de vida:
- Azeite de oliva x câncer de mama
Os polifenóis contidos no azeite extra-virgem de oliva são responsáveis por programar a morte de células cancerígenas, diminuindo a expressão de genes pró-cancerígenos. A quantidade sugerida é de duas colheres de sobremesa ao dia.
- Brócolis x câncer de mama
Os componentes contidos no brócolis inibe a proliferação de células tumorais. Outros vegetais que podem também ser benéficos como o brócolis são o repolho e a couve-flor. O ideal é a ingestão de ½ xícara de chá ao dia.
- Tomate x câncer de pulmão, útero, próstata e boca
Além de vitamina C, o tomate é uma das mais ricas fontes de licopeno flavonóide – o que lhes confere a sua cor vermelha – e que demonstrou defender o organismo contra o câncer de pulmão, útero, próstata e boca. Para que tenha esse efeito, é necessário o consumo de 3-4 rodelas de tomate cozidos por dia.
- Alho x câncer
Os compostos de enxofre demonstram proteger contra o câncer, por neutralizar agentes cancerígenos e retardar o crescimento tumoral. As mulheres que consomem alho pelo menos uma vez por semana, também têm uma incidência 32% menor de câncer de mama.
- Laranjas x câncer de pulmão e estômago
Por serem ricas em vitamina C, as laranjas também possuem muitos outros compostos anticancerígenos. O consumo regular de laranjas (1 fruta ao dia, ou 1 copo de suco) está associado significativamente ao menor número de câncer de pulmão e estômago.

By Renata Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário