segunda-feira, 10 de maio de 2010

PROTEINAS


As proteinas sao de fundamental importancia para a hipertrofia muscular, pois sao elas que fornecem materia prima para o crescimento dos musculos. Com excecao da agua, as proteinas sao os principais constituintes das fibras musculares. Conheca alguns dos tipos de suplementos proteicos existentes no mercado:

- WheyProtein (proteina do soro do leite): sem duvida eh a mais popular. De altissima qualidade biologica possui todos os aminoacidos essenciais (aqueles que so conseguimos atraves da alimentacao). Pode ser encontrada na forma, concentrada, isolada de hidrolisada. A concentrada possui 80% de proteinas do soro do leite, outras proteinas, carboidrato e gordura. A isolda possui de 90 a 95% de whey protein, nao contem lactose nem gordura na sua composicao. A hidrolisada ja eh pre-digerida, o que proporciona uma absorcao mais eficiente e reduz o risco de alergias.

- Caseina: o leite possui 2 tipos basicos de proteinas, as do soro (20%) e a caseina (80%), eh de alto valor biologico, porem tem uma digestao bem mais dificil e demorada.

- Albumina: eh a proteina da clara do ovo. Tambem tem alto valor biologico, eh boa fonte de aminoacidos essenciais, tem boa digestibilidade e preco mais acessivel.

- Soja: diferente das outras, eh uma proteina de origem vegetal o que favorece os vegetarianos. Possui um bom valor biologico e eh rica em isoflavonas que possuem efeitos estrogenicos nas mulheres e tambem atuam como antioxidantes, reduzindo o risco de doencas cardiovasculares.

- Colageno: promove saude articular, nutrindo as cartilagens e ajuda na recuperacao de lesoes, alem de proporcionar beneficios em casos de osteoartrite e osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário