terça-feira, 27 de outubro de 2009

Como apreciar um chocolate

Primeiro prepare o paladar, bebendo so água antes e durante a degustação
ASPECTO - retire da embalagem e observe a aparencia do chocolate. Repare se a cor esta homogenea, a textura lisa e com brilho. Um chocolate rajado ou com veios mais claros esta destemperado. A manteiga de cacau, muito sensivel a mudanca de temperatura, quando em locais quentes, se separa dos ingredientes. Esse chocolate nao faz mal a saude nem tem gosto ruim.
SNAP - eh a maneira como o chocolate se parte. Um com chocolate deve produzir um som seco e quebrar de forma limpa, sem esfarelar. Uma textura granulosa ou arenosa na quebra revela ingredientes ruins ou conservação inadequada.
AROMAS - aproxime o chocolate do nariz e inale profundamente. Bons chocolates tem aromas naturais, vindos do cacau, do leite ou da baunilha.
EXTASE - coloque o pedaco de chocolate na boca, deixe derreter e espalhe-o contra o "ceu" da boca ate que sabores e perfumes subam para a regiao olfativa. Encha as bochechas de ar e deixe-o sair pelo nariz numa lufada so. Seus sensores olfativos serao inundados com todos os aromas do chocolate...

NutriClinic Funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário